quinta-feira, 22 de abril de 2010

    Na sequência da publicação, no nosso blogue, no dia 25 de Novembro, de uma notícia do “Jornal de Notícias” que referia que, devido à crise, os pedidos de apoio de Acção Social Escolar (ASE) tinham aumentado na maioria dos municípios, com excepção de autarquias como a da Póvoa onde as alterações eram muito discretas, decidimos ir ao SASE da nossa escola com o objectivo de perceber se essa realidade se verificava na ESEQ (Escola Secundária Eça de Queirós).
   A Exma. Sra. D. Fátima Azurara, técnica administrativa, forneceu-nos dados sobre o número de alunos abrangidos pelo apoio da ASE entre os anos lectivos de 2006/07 e 2009/010, que transformámos no gráfico que se encontra abaixo.

   Através da análise do gráfico podemos constatar que os maiores aumentos se verificaram entre os anos lectivos de 07/08 e 08/09 e entre 08/09 e 09/010, o que poderá dever-se ao acentuar da crise, apesar de termos sempre de ter em conta que houve algumas alterações no que se refere à legislação do ASE que vieram alargar as ajudas a um maior número de estudantes.

* A Acção Social Escolar apoia os alunos nos programas de leite escolar e nas refeições, na aquisição de manuais e material e nos encargos de actividade curricular complementar, como é o caso das visitas de estudo.
Escalão A: (…) têm direito à totalidade dos apoios – das refeições gratuitas à mais elevada comparticipação para compra de material escolar.
Escalão B: Estes alunos recebem 50% dos apoios: comparticipação menor em refeições e em material.
*Fonte: “Jornal de Notícias” de segunda-feira, 23 de Novembro de 2009, nº175 ano 122

1 comentário:

  1. Não fazia ideia de que o aumento do número de alunos com escalão fosse tão notório!
    E parabéns pelo projecto! Adorei a vossa exposição.

    ResponderEliminar