quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Crise e desemprego chegam à educação
Sobem pedidos de apoio de Acção Social Escolar (ASE)
Famílias com descida de rendimentos procuram ajuda para refeições e material das crianças


   São vários os municípios que registam um aumento dos apoios da Acção Social Escolar (ASE), sobretudo junto dos alunos dos escalões A e B. Subida do desemprego e descida dos rendimentos estarão na origem da alteração.
   (...) "esta extrapolação é uma consequência natural da crise" (...) "perante o aumento do desemprego e a falta de rendimentos, todas as câmaras municipais tomaram medidas sociais de apoio às famílias afectadas pela crise". (...
   O JN contactou as autarquias do distrito do Porto e, de entre as dez que forneceram os seus dados nesta matéria, seis registam aumento de apoios no âmbito da ASE. As restantes quatro falam em (...) ausência de alteração significativa.
   Na Maia, os 1400 alunos dos escalões A e B no ano lectivo de 2008/2009 passaram a ser 1975. (...) No caso de Valongo, 43,4% da população escolar está ao abrigo da ASE, actualmente. No ano passado, o universo era de 37,9%.
   O aumento verifica-se ainda em Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes e Gondomar (...). Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Trofa e Matosinhos falam em alterações muito discretas.
   No distrito de Aveiro, pelo menos quatro municípios confirmaram o aumento. (...)
   (...) a vereadora da educação da Câmara Municipal do Montijo, Clara de Sousa, declarou esta semana, à Lusa que "tal tem sido a crise que até mesmo as famílias de escalão médio estão a usar os apoios a que têm direito quando antes não o faziam". (...)
Fonte: Jornal de Notícias, segunda-feira, 23 de Novembro de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário